Quantcast
Channel: Conselheiro Criativo » Organizações
Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

A dinâmica da motivação

0
0

Bidimensional motivaçãoPor incrível que possa parecer, nesse mundo corrido e repleto de oportunidades, tem muita gente com dificuldade para lidar com a própria motivação. As pessoas até têm desejo de realizar algo, mas não conseguem produzir energia suficiente para romper a inércia da rotina. E isso causa uma sensação de incompletude, de isolamento,  que reforça a emoção oposta, a desmotivação. E isso vale para tanto para vestibulandos, quanto para profissionais liberais, executivos e empresários.

Depois de conversar com vários especialistas no assunto, acabei desenhando um modelo simples que define 4 tipologias específicas combinando as variáveis propósito (ou desejo) e energia (ou ação). Esse desenho está ilustrado ao lado e pode ajudar você a entender-se melhor e a ativar seu próprio jeito de auto motivar-se.

O modelo sustenta que os indivíduos podem definir seu estado motivacional através de dois direcionadores (drivers): propósito e energia. Propósito significa a pré-disposição justificada de se fazer algo, normalmente ativada por uma visão ou a possibilidade de uma sensação experiencial. Já a  energia significa a dinâmica de se fazer algo, de colocar as mãos na massa sem pensar muito, de agir. Vamos entender o modelo:

- Muito propósito e muita energia traduzem naturalmente um estado motivado. Nesse quadrante você irá dar o máximo de si naquilo que está fazendo e que faz todo o sentido.

- Muito propósito e pouca energia demonstram um estágio pré-motivacional, no qual uma ação simples pode começar a gerar uma dinâmica motivacional intensa. Se você está nesse ponto, comece a agir para fazer aquilo que deseja.

- Pouco propósito e muita energia significam que você está tentando aprender a gostar de algo, está buscando viver experiências que possam vir a produzir um determinado interesse por algo. Nem todo mundo, em todas as etapas da vida, sabe exatamente o que quer. Nesses momentos a participação em atividades exploratórias vão ajudar você a se descobrir. Por outro lado, a ação sem propósito poderá traduzir-se em frustração e na consequente desmotivação.

- Pouco propósito e pouca energia. Aqui temos uma situação de potencial depressão. Esse é um ponto perigoso emocionalmente e muitas vezes pode ser necessária a ajuda de uma terapia para ajudar você a se movimentar. Nesse estágio não existe motivo para fazer algo e nem vontade suficiente para fazer algo sem motivo. Quanto antes você sair dele melhor. E o caminho normalmente é pela ação. Organize-se emocionalmente para fazer algo, se possível com outras pessoas. Esse será o caminho para uma série de descobertas que o levarão à produzir um propósito e à ligar novamente a sua dinâmica de motivação.

Acredite nisso, hands on e boa sorte!

E se quiser saber mais sobre o assunto me escreva :)

Abraços!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Latest Images





Latest Images